Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Comunicação
Início do conteúdo

A Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, chega à sua 46ª edição, entre 26 de agosto e 3 de setembro, unindo tradição e novas tecnologias. A vocação do povo gaúcho para o trabalho no campo e a sua capacidade de inovação dividem, na Expointer, o mesmo chão.

00:00:00/00:00:00

EXPOINTER 2023

EXPOINTER 2023 Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

No ano passado, mais de 750 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o maior público da história da feira. A última edição também bateu recordes de faturamento. O evento movimentou mais de 7 bilhões de reais, o equivalente a 1,49 bilhão de dólares. Esse número representa um crescimento de 164% em relação a 2019, a última edição antes das restrições da pandemia.

Expointer 2019   publico
Uma das tradições da Expointer é a grande presença de público - Foto: Itamar Aguiar/Arquivo Secom

As vendas aumentaram em todos os setores da feira. No segmento de máquinas e implementos agrícolas, o crescimento foi de 159%; no automobilístico, de 251%; e na agricultura familiar, de 78%. Além disso, a venda de animais aumentou em 42% e a de itens de artesanato, em 9,74%.

ESTEIO, RS, BRASIL, 25.08.2022. A movimentação é intensa no parque de exposições Assis Brasil faltando dosi dias para abertura dos portões da Expointer 2022.
Em 2002, as vendas no segmento de máquinas e implementos agrícolas cresceu 159% - Foto: Rodrigo Ziebell/Arquivo Secom

A qualidade da produção rural gaúcha, a expertise para desenvolver tecnologias que aumentam a produtividade no campo, o maquinário avançado e animais premiados são alguns dos grandes atrativos da feira, que proporciona lazer, comércio e diversos tipos de competição.

ESTEIO, RS, BRASIL, 22.08.2022. Fotos Gerais da chegada de animais para a 45ª Expointer. Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
O nascimento de animais durante a feira desperta a atenção do público, principalmente as crianças - Foto: Itamar Aguiar/Arquivo Secom

Neste ano, o governo do Estado do Rio Grande do Sul realizará uma Expointer com foco em tecnologia e nas principais tendências do setor, porque o que mais cresce no campo é a cultura da inovação.

Expointer 2019   provas
Diversos tipos de competição integram a programação da feira - Foto: Itamar Aguiar/Arquivo Secom

O futuro do agronegócio está na Expointer 2023. Serão nove dias para conhecer uma das maiores diversidades produtivas do planeta. Sem distinção de fronteiras, a Expointer se abrirá ao mundo mais uma vez, mostrando a força do agro. A feira está de braços abertos para todos os povos e nações. A Expointer é feita por todos e para todos nós.

Saiba mais

Secretaria da Agricultura, pecuária, produção sustentável e irrigação
https://www.agricultura.rs.gov.br/

46ª Expointer
https://www.expointer.rs.gov.br/

45ª Expointer se encerra com público recorde e faturamento de R$ 7,1 bilhões
https://estado.rs.gov.br/45-expointer-se-encerra-com-publico-recorde-e-faturamento-de-r-7-1-bilhoes

Folder sobre a expointer
Português
Espanhol

Missões Internacionais RS