Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Comunicação
Início do conteúdo

O Rio Grande do Sul, formado pela mistura de povos, tem celebrado ao longo das décadas a chegada dos imigrantes. Ações em reconhecimento das diferentes etnias que formam o povo gaúcho ocorrem durante este ano e nos próximos. 

00:00:00/00:00:00

Lançamento da programação do Bicentenário da Imigração Alemã.

Vídeo apresenta a programação do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Em 2024, várias atividades foram programadas para expressar as influências dos povos germânicos na sociedade gaúcha. A celebração do Bicentenário da Imigração Alemã visa integrar não apenas os descendentes dos primeiros imigrantes, mas também aqueles que, mais recentemente, se estabeleceram no Rio Grande do Sul, contribuindo para o desenvolvimento gaúcho. 

Para além das festividades, a celebração proporciona uma oportunidade de unir diversas frentes. Os laços entre instituições gaúchas e alemãs, tanto na esfera pública quanto privada, incluindo parcerias oficialmente formalizadas, são pontos fundamentais dentro das discussões propostas pelas atividades. 

Imagem mostra parte do Monumento ao Imigrante, na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O monumento consiste em um obelisco, com um casal de imigrantes à sua frente. À esquerda, a estátua representa uma mulher, que carrega um embrulho com uma criança nos braços. À direita, a estátua representando um homem, que tem apoiada nos ombros uma enxada.
Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul - Foto: Samuel Maciel/Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul

Já os preparativos para a comemoração dos 150 anos da Imigração Italiana, que ocorrerá em 2025, começaram este ano. Diversas iniciativas estão sendo planejadas para homenagear a influência e o legado deixado pelos italianos na cultura, na economia e na sociedade gaúchas. 

A foto apresenta as Ruínas da igreja de São Miguel Arcanjo, no meio de um campo, localizado na Região das Missões. A construção é feita de tijolos vermelhos e apresenta acúmulo de musgos nas paredes.
Ruínas do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, na Região das Missões - Foto: Acervo Secretaria de Turismo

A celebração dos 400 anos das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul, em 2026, será um momento para enaltecer e refletir sobre o passado, bem como para projetar o futuro. Isso reafirma o compromisso do Estado em preservar e valorizar a história e a diversidade que são a matriz do próprio povo gaúcho. 

 

Saiba mais

Site do Bicentenário da Imigração Alemã

https://cultura.rs.gov.br/bicentenario-da-imigracao-alema

Secretaria da Cultura
https://cultura.rs.gov.br/inicial

Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
https://justica.rs.gov.br/inicial

Governo do Estado apresenta programação do Bicentenário da Imigração Alemã
https://estado.rs.gov.br/governo-do-estado-apresenta-programacao-do-bicentenario-da-imigracao-alema-65f391e7c7e27

Folder sobre o Bicentenário da Imigração Alemã (Em português e alemão)
Versão bilíngue

Missões Internacionais RS