Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Comunicação
Início do conteúdo

O Rio Grande do Sul se destaca como um Estado de múltiplas potencialidades. No âmbito econômico, ocupa a terceira posição no ranking de industrialização, sendo líder em diversos setores, como produção de celulose, móveis, couro e calçados. Além disso, é o segundo maior produtor de componentes eletrônicos, máquinas e equipamentos e vem se consolidando como o quarto maior exportador de produtos da indústria de transformação.

No setor agropecuário, o Estado se sobressai na produção de biodiesel, arroz, soja, uvas, vinhos, espumantes, sucos, olivas e azeite de oliva extravirgem, além de ser o terceiro maior produtor de aves e suínos do país. Em 2021, obteve o Certificado Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, concedido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

O Rio Grande do Sul é também o segundo Estado mais inovador do Brasil e o primeiro em patentes e empreendimentos inovadores. Além disso, está avançando na produção de energias limpas, com iniciativas como o plano de desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde (H2V), e no compromisso firme com a agenda de descarbonização.

O potencial eólico do Estado favorece o desenvolvimento da cadeia de H2V
O potencial eólico do Estado favorece o desenvolvimento da cadeia de H2V - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Os desafios impostos por desastres meteorológicos exigiram uma ressignificação da estratégia estadual, diante das novas necessidades. Em resposta a esses eventos, o Estado lançou o Plano Rio Grande, um programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática, que inclui o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. Esse documento estabelece estratégias para acelerar o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Um dos instrumentos para a execução prática do plano é a Agência de Desenvolvimento Invest RS, criada para atuar como um catalisador para inserir o Estado na agenda global de negócios. A agência tem a tarefa de implementar políticas públicas de desenvolvimento, focadas na atração de investimentos e promoção comercial.

A maioria das exportações pelo Porto do Rio Grande, no litoral gaúcho, destina-se à China (Foto: Porto RS)
A maioria das exportações pelo Porto do Rio Grande, no litoral gaúcho, destina-se à China (Foto: Porto RS)

A China é o principal destino das exportações gaúchas. Entre janeiro e setembro de 2024, as exportações para a China somaram US$ 3,72 bilhões, representando 24,3% do total das vendas externas do Estado no período. O Rio Grande do Sul também mantém uma importante parceria comercial com o Japão, que ocupa a 17ª posição entre os principais destinos das exportações gaúchas.

Durante a missão no continente asiático, o governo estadual busca ampliar as relações comerciais com os dois países, além de estabelecer novas parcerias e atrair investimentos em áreas como alimentos, transição energética e reconstrução pós-enchentes.

Missões Internacionais