Plano Rio Grande
Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Por meio desse plano, já foram investidos cerca de R$ 7 bilhões em diversas frentes, como habitação, infraestrutura e desenvolvimento social.
Instituído em maio de 2024, após as enchentes severas que afetaram o Estado, o Plano Rio Grande consiste no programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Rio Grande do Sul. A iniciativa reúne uma série de ações, que visam não apenas refazer o que foi destruído, mas também gerar crescimento econômico.
Contemplando medidas de curto, médio e longo prazo, o Plano se divide em seis eixos de atuação: Emergencial, Governança, Diagnóstico, Preparação, Resiliência e Recuperação. Com uma estrutura bem delineada e organizada, apresenta Comitê Gestor, Conselho, Comitê Científico e um fundo público especial, o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
O Comitê Gestor, com atribuições deliberativas, é coordenado por Leite e tem como órgão executivo a Secretaria da Reconstrução Gaúcha. O Conselho do Plano Rio Grande é presidido pelo vice-governador Gabriel Souza e conta com um plenário, que funciona como um espaço de escuta da sociedade. Esse conselho promove reuniões de câmaras temáticas, que avaliam a pertinência e a viabilidade técnica das demandas e sugestões propostas.
O Plano Rio Grande oferece abertura, também, para pesquisadores e especialistas do universo acadêmico, por meio do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio, um órgão colegiado com atribuições consultivas e propositivas acerca de aspectos técnicos, tecnológicos e científicos. O Funrigs centraliza os recursos financeiros destinados às ações do Plano Rio Grande.
No âmbito do Plano Rio Grande, foram instituídos, ainda, o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável e a Agência de Desenvolvimento Invest RS.
Esse Plano traça estratégias para tornar o Estado um polo atrativo para investimentos, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população. A Invest RS, por sua vez, é responsável pela execução de políticas públicas relacionadas à atração de investimentos e à promoção comercial do Rio Grande do Sul. A Agência funciona como um catalisador para inserir o Estado na agenda global de negócios.
Não se limitando à missão de reconstruir o Estado, o Plano Rio Grande aponta para um futuro promissor, incorporando novos aprendizados e iniciativas à estratégia governamental.
A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.
Saiba mais:
planoriogrande.rs.gov.br
investrs.org.br