Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Comunicação
Início do conteúdo

O governo do Rio Grande do Sul está de portas abertas para o mundo. Entre 26 e 31 de julho de 2023, uma comitiva gaúcha realiza uma missão internacional em Buenos Aires, na Argentina, para apresentar as potencialidades do Estado como destino para aplicação de recursos e prospectar oportunidades de investimentos em negócios, tecnologia e agronegócio, com destaque para a Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. 

Com uma economia diversificada e um ambiente de negócios favorável, após uma série de reformas implementadas no primeiro mandato do governador Eduardo Leite (2019-2022), o Rio Grande do Sul tem se destacado como um destino atraente para investimentos em setores estratégicos, como agronegócio, tecnologia, energia renovável e infraestrutura.

Em seu segundo mandato, após uma inédita reeleição, o governo volta seus esforços para a promoção de um futuro em que o Estado seja reconhecido pelo desenvolvimento sustentável e inclusivo, pela geração de oportunidades e qualidade de vida para todos, pelo acolhimento a todas as vocações e talentos e, ainda, por seu compromisso com a construção de um amanhã feliz e abundante para as novas gerações.

Um dos destaques da missão é a apresentação dos potenciais de negócio na Expointer 2023, que chega à sua 46ª edição, entre 26 de agosto e 3 de setembro, unindo tradição e novas tecnologias. No ano passado, mais de 750 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o maior público da história da feira. A última edição também bateu recordes de faturamento. O evento movimentou mais de 7 bilhões de reais, o equivalente a 1,49 bilhão de dólares. Esse número representa um crescimento de 164% em relação a 2019, a última edição antes das restrições da pandemia.

Além disso, o Estado também se coloca como como polo de inovação mundial consolidado a partir da realização do South Summit Brazil em Porto Alegre, de um ecossistema de inovação diversificado e investimentos em pesquisa, atração de talentos e desenvolvimento de startups.

Durante a missão, o governo do Rio Grande do Sul apresentará as oportunidades de investimento em diferentes setores e discutirá possíveis parcerias. A missão internacional representa uma oportunidade única para o Rio Grande do Sul apresentar suas potencialidades e se posicionar como um destino de investimento atraente para empresas do país vizinho. Com um ambiente de negócios favorável e um mercado de agronegócio em expansão, o Estado está pronto para receber investimentos que gerem impacto positivo na economia e na sociedade.

Governo do Rio Grande do Sul
O futuro nos une.

Site do governo do Rio Grande do Sul

Por qué investir en Rio Grande do Sul

Why invest in Rio Grande do Sul

Missões Internacionais RS